domingo, 5 de setembro de 2010

Constantinopla, o Olho do Mundo


Queda de Constantinopla, fresco no Mosteiro de Moldovita, 1537



"Tão ávido de fama como Alexandre da Macedónia... [Mehmed II] diz que os tempos mudaram, de maneira que ele irá de Leste para Oeste tal como os ocidentais foram para o Leste. O Império do Mundo, diz ele, deve ser uno, uma fé, um reino. Para que esta união aconteça, não há local mais digno no mundo que Constantinopla."
-- Giacomo de' Languschi, escritor e mercador
1453


Constantinopla era o centro do mundo, e a verdadeira herdeira das tradições greco-romanas. Enquanto a Europa Ocidental sucumbia ao barbarismo, mergulhando inexoravelmente na Idade Média, Constantinopla mantinha a chama do conhecimento tão fulgurante como outrora.

Cercada por Persas, Árabes, Búlgaros, Russos, devastada pelo cerco e ocupação da Quarta Cruzada (da qual nunca viria a recuperar), a Cidade caiu às mãos de Mehmed II "el-Fatih" (o Conquistador). Por essa altura, o seu declínio era visível no estado decadente da cidade, palco de intrigas e disputas pelo manto púrpura do Imperador.

Constantinopla recebeu vários epítetos, entre eles "a Cidade" (tal como era conhecida pelos Bizantinos), a Rainha das Cidades, Cidade Guardada por Deus, o Olho do Mundo, a Inveja do Mundo. Todos estes nomes descritivos realçam a sua natureza cosmopolita como lugar único.

O seu nome actual, Istambul, tem origem no grego "is tin polis", que significa simplesmente "para a Cidade".

2 comentários:

  1. Sem dúvida. E Istambul, como herdeira de Constantinopla, tem um espírito único. Talvez ainda maior que o espírito milenar de Roma! :)

    ResponderEliminar