quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Merhaba

...ou "olá" em Turco, marca o início da nossa exploração da História, Cultura e Língua da Turquia. Prevê-se que seja uma viagem longa, o relato dos acontecimentos, das pequenas e grandes vidas que cimentaram a história dos territórios que hoje correlacionamos com a Turquia.

Servirá este blogue como uma espécie de bloco de notas e arquivo, cujas palavras ajudarão a construir a imagem de uma Turquia anterior aos nossos dias, entre Seljuques e Otomanos, Gregos Ponticos e Arménios, abrindo caminho até à moderna República da Turquia. Tal como a história, a cultura - sobretudo sobre a sua forma musical e gastronómica - serão passagens no nosso bloco de notas.

Para quem pretende conhecer a moderna Istambul em todo o seu esplendor, existem já alguns recursos lusófonos, tal como o Istambul 5 dias que poderão auxiliar na descoberta de uma das cidades mais exóticas do mundo. Para quem desejar aprender a Língua Turca, o curso de turco ministrado por Fatih Şanlı do ILNOVA na Universidade Nova de Lisboa é um recurso precioso.

Os blogues escritos pela mão de Lídia Lopes Kale, residente na Turquia, são janelas para uma perspectiva rara da cultura turca. Recomendo especialmente o Cozinha Turca, que nos deleita com um espéctaculo sensório - e com muita pena nossa, meramente visual - sobre a gastronomia turca. Pela mesma mão, temos um blogue sobre Música da Turquia e algumas Notícias da Turquia.

Para os frequentadores assíduos do Facebook, o perfil Língua e Cultura Turca é altamente recomendado.

Sem comentários:

Enviar um comentário