quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O Grande Autocarro Centro-Asiático

Na sua obra "The Turks in World History", o historiador americano Carter V. Findley recorre a uma curiosa analogia para descrever a progressão histórico-geográfica dos povos Túrquicos (o termo Turcomeno também é utilizado na língua portuguesa) através dos tempos.

Findley compara o fenómeno da Turquidade (Türklük) com um autocarro que inicia uma longa viagem na Ásia Interior e se desloca de Leste para Oeste. A viagem é longa, e existem inúmeras paragens. Algumas paragens prolongam-se durante muito tempo, algumas delas exigindo reparações inadiáveis ao autocarro. Viajantes entram e saiem; alguns pretendiam apenas uma curta viagem, ao passo que outros foram viajando conforme as rotas deste Autocarro Trans-Asiático.

Pela altura em que o Autocarro chega ao território correspondente à moderna República da Turquia, é quase impossível definir quais os passageiros (e respectivas bagagens) se encontravam no veículo desde o início, e quais entre eles entraram mais tarde. Apesar desta dificuldade histórica, o Autocarro não deixa de ser o Autocarro Trans-Asiático Turco.

A analogia, por mais estranha que possa parecer, facilita a compreensão histórica dos caminhos dos povos Túrquicos através da Ásia, e de mais importante, quais as distinções a traçar entre os povos Túrquicos. Permite também compreender que o fenómeno da Turquidade não se correlaciona exclusivamente com a Turquia, ou mesmo com o seu antecessor, o Império Otomano. Existem outros países onde os povos Túrquicos fizeram o seu lar, tal com o Azerbaijão (cuja herança cultural e linguística segue de perto a da Turquia) ou outros países onde os povos Túrquicos mantêm uma relação mais distante com os Turcos da Turquia: tal é o caso dos Turcos do Cazaquistão, ou os Uigures da China.

Existe uma dificuldade linguística e terminológica no que concerne à distinção entre os Turcos da Turquia e os restantes povos Túrquicos. Turco é o termo usado para tudo aquilo que tem origem na actual República da Turquia, ao passo que Túrquico é usado para os restantes países e comunidades. Esta distinção será importante à medida que exploraremos a história da Turquia e dos povos vizinhos.

Com estas ferramentas na nossa mochila, embarquemos no Grande Autocarro Centro-Asiático!

Sem comentários:

Enviar um comentário